-
Arquitetos: Cherem Arquitectos
- Área: 3474 m²
- Ano: 2012
-
Fotógrafo:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado próximo de ' El Zocalo’, bem no coração da antiga cidade onde os Astecas primeiro se estabeleceram, o local é também onde os espanhóis construíram suas igrejas e palacetes utilizando pedras que eram das antigas pirâmides Astecas.
“Downtown” está onde outrora era um magnífico palacete, testemunha da arquitetura do século XVII. Conhecido como o “Palacio de los Condes de Miravalle”, as paredes de rochas vulcânicas vermelhas, as múltiplas portas, as janelas com caixilharia em pedra, e os tijolos feitos à mão, junto com seus pátios gloriosos e a espectacular escada feita em pedra conferem ao edifício uma amostra única do estilo vice-régio mexicano
O edifício preservou a fachada original e as paredes principais, e apesar de ter-se aproveitado da distribuição geral do espaço, uma nova ordenação com um olhar comtemporâneo foi proposto, atribuindo uma nova identidade e caráter ao edifício.
O programa arquitetônico é original e inovador, com uma combinação de hotel de luxo e albergue dentro do mesmo edifício. Ambos os conceitos são espacialmente separados, sendo trabalhados como dois elementos diferentes.
O andar de acesso acolhe o visitante num pátio interno de altura tripla, uma clara representação da importância da herança colonial. O andar térreo possui ainda dois outros pátios internos, que separam os espaços e contornam os corredores, fazendo um apelo às Haciendas.
Os pátios são os principais distribuidores do espaço, permitindo iluminação e ventilação natural dentro do hotel e consequentemente diminuindo o uso de energia, luz artificial e ar condicionado. Os quartos dos hóspedes estão localizados no primeiro e segundo andar. Estão desenhados em tons neutros, mas recebem alguns itens para apimentar sua composição, como luminárias retrôs e móveis assinados por grandes designers.
O tijolo vermelho tradicional é protagonista ao longo dos ambientes internos. Se aproveitando da nobreza deste material, os arquitetos criaram um elemento entrelaçado que é constante nos quartos, no mobiliário e nas paredes. A cobertura possui restaurante e piscina, proporcionando vistas panorâmicas da cidade e também coroando o projeto.